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GÊNEROS MULTIMODAIS E PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
A emergência das tecnologias digitais, especificamente o computador e os smartphones, no
final do século XX, modificou e dinamizou o modo como nos relacionamos com as práticas
de letramento (SOARES, 2002). Assim, se antes as nossas produções discursivas estavam
pautadas no logocentrismo, isto é, o foco na palavra escrita, hoje, nossas produções têm a
possibilidade de integrar à sua estrutura composicional outros modos semióticos como
imagens, cores, sons, espaçamentos de leiaute
, movimentos, etc, o que implica na construção
de novas práticas de letramento, focalizando com isso a heterogeneidade dos novos usos
viabilizados pelas tecnologias digitais e da multiplicidade de objetivos agora possíveis nesse
novo cenário. Conforme Kress (2003) defende, precisamos construir um poder semiótico
capaz de orquestrar a multimodalidade constitutiva das novas práticas de leitura e escrita,
tendo em vista que para a agência social precisaremos tanto ler quanto produzir textos
multimodais nas diferentes esferas de participação social. Diante disto, Santaella (2003, 2007)
postula que a Cibercultura inaugurou um novo modo de nos relacionarmos com a linguagem,
pois os processos de mixagem de linguagens se tornam cada vez mais constantes. Desse
modo, nossa pesquisa de mestrado tem por objetivo compreender o modo como a
multimodalidade é concebida nas propostas de atividade dos livros didáticos de Língua
Portuguesa do Ensino Médio, tendo como corpus duas coleções aprovadas no PNLD de 2018,
a saber, as coleções Novas Palavras e Ser Protagonista. Nossas questões de pesquisa, em certa
medida, são desdobramentos do nosso objetivo geral que tendo como foco a multimodalidade
nos LDP buscam compreender: (A) quais os reflexos e as refrações da concepção de
linguagem e multimodalidade dos documentos oficiais, PCNEM, PCN+ e OCEM, nos LDP;
(B) como a multimodalidade é concebida através dos critérios avaliativos do PNLD; e (C)
como as propostas de escrita e leitura apresentadas nos LDP representam a concepção de
letramento com práticas sociais. Em nossas análises, poderemos perceber um descompasso
entre o que os documentos oficiais parametrizam sobre a multimodalidade, entre o que PNLD
defende e entre o modo como os LDP concebem a multimodalidade em suas propostas de
atividade. Algumas propostas de atividades, embora apresentem em sua composição textual
diversos modos semióticos, não conseguem articulá-los em práticas de letramento. Para esta
pesquisa a perspectiva metodológica adotada é qualitativa de base documental, visto a
natureza do nosso corpus de análise (MOITA-LOPES, 2013; FLICK, 2009).
The emergence of digital technologies, specifically the computer and smartphones, at the end
of the twentieth century, changed and streamlined the way we relate to literacy practices
(SOARES, 2002). So, if before our discursive productions were based on logocentrism, that
is, the focus on the written word, today, our productions have the possibility of integrating to
their compositional structure other semiotic modes such as images, colors, sounds, Layout
spacings, movements, etc., which im
plies the construction of new literacy practices, focusing
on the heterogeneity of new uses enabled by digital technologies and the multiplicity of goals
now possible in this new Scenario. According to Kress (2003) defends, we need to build a
semiotic power capable of orchestrating the multimodality constitutive of the new practices of
reading and writing, considering that for the social agency we will need both read and
produce multimodal texts In the different spheres of social participation. In view of this,
Santaella (2003, 2007) postulates that Cyberculture has inaugurated a new way of relating to
language, because the processes of mixing languages become increasingly constant. Thus, our
Master's research aims to understand the way multimodality is conceived in the proposals for
the activity of the textbooks of Portuguese language of high school, having as corpus two
collections approved in the pnld of 2018, namely, the New words and protagonist collections.
Our research issues, to a certain extent, are the consequences of our general objective, which
focuses on multimodality in LDP and seeks to understand: (a) What are the reflections and
refractions of the conception of language and multimodality of official documents, PCNEM,
PCN+ and OCEM, in LDP; (B) How multimodality is conceived through the evaluative
criteria of the PNLD; and (C) how the writing and reading proposals presented in the LDP
represent the conception of literacy with social practices. In Our analysis, we can perceive a
mismatch between what the official documents parameterize about multimodality, between
what PNLD defends and between the way LDP conceive multimodality in its activity
proposals. Some proposals for activities, although present in its textual composition several
semiotic modes, cannot articulate them in literacy practices. For this research, the
methodological perspective adopted is a qualitative documentary basis, considering the nature
of our analysis corpus (MOITA-LOPES, 2013; FLICK, 2009).
LIVRO DIDÁTICO
,
LETRAMENTO
,
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
,
LINGUÍSTICA APLICADA
,
MULTIMODALIDADE
.