A Lintera utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política e Normas e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Filtros

  • (76)
  • (3)
  • (56)
  • (4)
  • (7)
  • (3)
  • (2)
  • (4)
  • Pesquisas

    Exibindo os resultados de 10 pesquisas de 76 (1 a 10)

    • ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCURSO E PERCALÇOS

    • Artigo
    • Dra. Lucimar Araújo Braga
    • Forma e funcionamento das línguas naturais
    • Outras
    • Este artigo é resultado de pesquisa na área de formação de professores, em desenvolvimento em projetos de pesquisa e extensão de nossa autoria, na Universidade Estadual de Ponta Grossa. A metod

    • LÍNGUAS ESTRANGEIRAS , CURRÍCULO , EDUCAÇÃO BÁSICA .
    • Ensino de português para refugiadas e refugiados: Pode entrar?

    • TCC
    • Ana Letícia Oliveira
    • Linguagem e Educação
    • Ensino/Aprendizagem de Língua Estrangeira
    • Dados os contextos multilíngues e multiculturais presentes na sociedade atual em virtude da globalização e dos fluxos migratórios decorrentes de inúmeras causas em vários lugares do mundo (guerr

    • ENSINO DE LÍNGUA , PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL , CÍRCULO DE BAKHTIN .
    • GÊNEROS MULTIMODAIS E PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

    • Dissertação
    • Manuel Álvaro Soares dos Santos
    • Linguagem e Educação
    • Outras
    • A emergência das tecnologias digitais, especificamente o computador e os smartphones, no final do século XX, modificou e dinamizou o modo como nos relacionamos com as práticas de letramento (SOAR

    • LIVRO DIDÁTICO , LETRAMENTO , ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA , LINGUÍSTICA APLICADA , MULTIMODALIDADE .
    • PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTO NA PANDEMIA: REFLEXÕES DE UM PROFESSOR SOBRE O CONTEXTO DE ENSINO REMOTO

    • Artigo
    • Manuel Álvaro Soares dos Santos
    • Linguagem e Sociedade
    • Outras
    • Este artigo tem o objetivo de discutir uma autorreflexão de um professor de Língua Portuguesa sobre as vivências durante o trabalho remoto que vem desenvolvendo no contexto de pandemia da COVID19.

    • ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA , ENSINO REMOTO , RELATO DE EXPERIÊNCIA , PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTO .
    • LINGUÍSTICA APLICADA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS: (DES)ORGANIZANDO O CONSENSO EPISTEMOLÓGICO EM VISTA DE UM PARADIGMA RIZOMÁTICO E CONTRA-HEGEMÔNICO

    • Artigo
    • Manuel Álvaro Soares dos Santos
    • Linguagem e Educação
    • Outras
    • O presente artigo surge com base em nossas reflexões como pesquisadores, em específico, no campo multidisciplinar da Linguística Aplicada (LA), corrente de estudos da linguagem que se apresenta c

    • LINGUÍSTICA APLICADA , PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO , RIZOMA .
    • A LINGUÍSTICA APLICADA COMO ESPAÇO DE (DES)TERRITORIALIZAÇÃO DO SABER

    • Artigo
    • Manuel Álvaro Soares dos Santos
    • Linguagem e Educação
    • Outras
    • Neste ensaio nos propomos a discutir e problematizar o modo de produção de conhecimento, tendo como problemática central o paradigma positivista, haja visto que sua concepção de pe

    • LINGUÍSTICA APLICADA , PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO , PODER .
    • A CRÍTICA BAKHTINIANA AO TEORICISMO E SUA RELEVÂNCIA NO FAZER DO LINGUISTA APLICADO

    • Artigo
    • Manuel Álvaro Soares dos Santos
    • Linguagem e Sociedade
    • Outras
    • O teoricismo consiste em um ponto de reflexão central de toda a discussão empreendida pelo Círculo de Bakhtin acerca das práticas de linguagem, visto que a recusa ao abstrato, ao estático, ao uni

    • LINGUÍSTICA APLICADA , CÍRCULO DE BAKHTIN , TEORICISMO .
    • A CRÔNICA E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: GÊNEROS MOTIVADORES AO PRAZER DA LEITURA

    • Artigo
    • Maria Silma Lima de Brito
    • Forma e funcionamento das línguas naturais
    • Outras
    • A partir de uma abordagem dialógica, o presente artigo discute sobre a crônica e a contação de histórias enquanto práticas motivadoras à leitura em sala de aula. Conhecida como um gênero híbr

    • LEITURA NA ESCOLA , PRÁTICAS MOTIVADORAS , ABORDAGEM DIALÓGICA .
    • PRÁTICA DE LETRAMENTO EM UM CONTEXTO PLURILÍNGUE CONCORRENCIAL: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM TIMOR-LESTE

    • Artigo
    • Lucimar França dos Santos Souza
    • Linguagem e Educação
    • Ensino/Aprendizagem de Língua Estrangeira
    • Este artigo discorre sobre palestras realizadas por professores brasileiros, em 2013, na Universidade de Díli (UnDil), em Timor-Leste. Discute Letramento(s) (STREET, 2014), a partir da prática com e

    • TIMOR-LESTE , LETRAMENTO , LÍNGUAS OFICIAIS , EDUCAÇÃO AMBIENTAL , INTERDISCIPLINARIDADE .
    • POR UMA PEDAGOGIA DECOLONIAL NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: UMA EXPERIÊNCIA REMOTA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

    • Artigo
    • Rusanil Moreira Júnior
    • Linguagem e Educação
    • Ensino/Aprendizagem de Língua Estrangeira
    • Este artigo objetiva evidenciar uma prática pedagógica decolonial no ensino de espanhol como língua adicional em uma escola pública e periférica de Maceió-AL. Essa prática teve como tema o Raci

    • PEDAGOGIA DECOLONIAL , LETRAMENTO CRÍTICO , ENSINO-APRENDIZAGEM , LÍNGUA ESPANHOLA , PANDEMIA .